Diário de Bordo 5
Sessão número 9 – Avaliação
Para a primeira sessão de avaliação, que ocorreu no dia 29 de maio, compareceram unicamente dois participantes; os restantes justificaram a sua ausência com a necessidade de estudar, uma vez que estavam numa época com muitos testes, já que nos aproximávamos do final do ano.
Esta falta de elementos deixou-me um pouco receosa, visto que a atividade prevista visava a construção de um jogo para apresentar no dia do Sarau a toda a comunidade escolar, incluindo pais, educadores, familiares, amigos e pessoal docente e não docente das escolas envolvidas no projeto (Escola Básica 2,3 Frei Caetano Brandão e Escola Secundária de Maximinos) e seria da máxima importância que todos dessem o seu contributo e que demonstrassem as suas aprendizagens.
Na elaboração do plano de atividades o grupo decidiu, que para os formandos tivessem mais participação e envolvimento no projeto, fossem eles a escolherem a sua avaliação, para tal, eles deveriam decidir, construir e apresentar uma atividade. Os meus formandos decidiram construir um jogo o objetivo em PowerPoint com perguntas e respostas, entre estas, uma seria verdadeira e duas falsas, a justificação da pergunta era feita por uma frase da autoria dos formandos.
No decorrer da construção da atividade proposta, fiquei muito surpreendida com a criatividade deles e por se lembrarem muito bem dos conteúdos abordados. Como gostaram muito da tarefa, empenharam-se com entusiasmo na sua construção, o que me deixou feliz.
No final da sessão, como não conseguiram terminar a tarefa, os formandos disponibilizaram-se a dividi-la para terminarem em casa, para que na próxima sessão se procedessem, apenas, aos ajustes e se ensaiasse a apresentação do jogo, o que a meu ver revela o interesse, o empenho e a motivação pelas atividades realizadas, por parte dos formandos.