Diário de Bordo 3
Sessão número 5 – Conflito
A quinta sessão teve lugar no dia 24 de abril e era subjacente ao terceiro Módulo – “Conflito”. Esta sessão era composta por duas atividades: a primeira, “Relata o teu conflito” em que o principal objetivo era que os formandos ficassem a conhecer as implicações do conflito e a segunda apresentava como propósito, conhecer a problemática do Bullying intitulando-se, exatamente, “Bullying”. Nesta sessão, estiveram presentes 8 participantes.
Na primeira atividade planificada, os participantes deveriam, após formarem pares, relatar um ao outro um conflito que tenham vivenciado, de seguida foi-lhes fornecido uma folha com um conjunto de questões que teriam de responder em função do caso apresentado pelo colega. No final, procedeu-se à análise e discussão das respostas. Durante a preparação da atividade, o grupo decidiu fazer uma pequena alteração devido à natureza do guião de questões, uma vez que este exigia um conhecimento mais aprofundado sobre a situação/problema apresentado. Assim, os participantes deveriam descrever um conflito e refletir sobre ele respondendo às questões do guião. No final, procedeu-se à análise e discussão das respostas Esta atividade, seguindo o exemplo de outras foi retirada do manual de Torrego (2003, pp. 24-25), já que o autor é considerado pelo grupo um autor de referência no contexto da mediação escolar.
Assim, entreguei a cada elemento uma folha onde deveriam descrever resumidamente um conflito; após esta tarefa, expliquei ao grupo as questões para que estes pudessem responder de seguida, sem dúvidas. No desenrolar desta atividade, dois participantes/sujeitos em formação revelaram algumas dificuldades em realizá-la: segundo eles, não tinham conhecimento nem tinham vivenciado nenhum conflito, o que a meu ver era mais uma desculpa para não realizarem a atividade, já que é quase impossível, se não totalmente impossível, no mundo complexo em que vivemos não conseguirem identificar a existência de conflitos e/ou vivenciá-los, nem que seja indiretamente. Como tinha preparado uma alternativa para a atividade dois, que constava na análise e representação de três cenas sobre Bullying, entreguei a cada um deles uma cena para analisarem e relatarem ao colega. A maioria deles, para responderem às questões do guião, tiveram de recorrer de novo a ajuda, o que revelou que não estiveram muito atentos aquando da explicação dada e, muito embora tenha colocado no quadro as palavras-chave de cada tópico/questão, tive de repetir várias vezes a mesma coisa, o que me deixou um pouco cansada e frustrada com a falta de atenção. A fase de análise e discussão das respostas revelou-se mais um processo de mediação e discussão do que propriamente de análise, uma vez que um caso relatado dizia respeito a um conflito latente entre dois elementos participantes na sessão. Após relatado o conflito por um dos elementos, houve o contra-ataque do outro, o que originou uma discussão entre eles, estendendo-se, depois, a todos os presentes. Este momento foi pertinente porque, através dele, consegui introduzir a mediação e demonstrar as principais caraterísticas do processo de mediação e do mediador, bem como sensibilizar os participantes para a importância da resolução de conflitos através da mediação e da comunicação.
Contudo, a atividade dois foi aquela que despertou mais interesse nos participantes, a qual consistia na visualização de uma reportagem sobre o Bullying. De seguida, foi-lhes pedido que identificassem as palavras-chave para posteriormente procederem a uma reflexão de grupo. Para introduzir esta atividade, com o intuito de verificar os conhecimentos dos participantes sobre a temática através da estratégia “chuva de ideias”, pedi-lhes que me identificassem atos ou palavras relacionadas com Bullying. Após a visualização da reportagem, procedeu-se a um debate sobre o tema, onde foi explorado o conceito e tipos de bullying existentes, referindo as causas e suas consequências, assim como formas de agir. No final dei a conhecer o “Portal Bullying” no endereço: https://www.portalbullying.com.pt/, que é um site que tem informações relevantes sobre o tema, sendo fundamentalmente um centro de ajuda online. Muito embora este tema se tivesse revelado relativamente bem conhecido entre os participantes, muitos deles apresentaram muitas dúvidas, as quais penso que foram esclarecidas, pois, com esta atividade, mais concretamente com a realização do debate final, penso que ocorreu uma aprendizagem significativa por parte da maioria dos participantes, devido ao significado e aproximação que tinham com o mesmo.
A avaliação que faço desta sessão é positiva, uma vez, que penso que consegui fazer a diferença, consegui passar a mensagem, no final, senti-me realizada com o papel de formadora/facilitadora de mudança, ajudando na transformação dos indivíduos, por mais pequena que ela seja ou tenha sido.