Diário de Bordo 2

 

Sessão número 3 - Comunicação

    A terceira sessão ocorreu no dia 20 de Março. Pertencia ao segundo Módulo – Comunicação.

    O objetivo desta sessão era que os participantes reconhecessem o seu estilo pessoal de comunicação. A dinâmica escolhida denominava-se “O meu estilo” e consistia em dar aos participantes um pequeno trecho de uma situação/problema. De seguida, era pedido a cada um que descrevesse a forma como responderia a um seu amigo (imaginando que seria alguém de quem ele gostasse). No final, seriam confrontadas as respostas de todos e seria analisado o documento “As doze típicas” onde seriam analisadas os tipos e principais características das respostas mais comuns. Esta atividade foi também adaptada do manual de Torrego (2003, p. 67-68).

    Nesta sessão, pude contar com a presença de dez participantes, o que me deixou expetante e animada. A atividade decorreu como previsto, os alunos empenharam-se nas tarefas propostas, mostrando-se muito participativos, intervindo nas respostas dos colegas do grupo a que pertenciam; contudo, como era uma atividade muito “parada”, para introduzir  dinamismo à sessão e promover a interação entre os participantes (uma vez que senti que estes se mostravam um pouco distantes uns dos outros, não havendo uma interação espontânea entre os diferentes grupos), decidi fazer com eles a dinâmica denominada “O nó”. No conjunto dos participantes foram criados grupos, os elementos correspondiam a alunos da mesma turma e/ou ex-colegas de turma ou do mesmo ano letivo e, quando pedia para se formarem novos grupos alguns deles revelavam alguma resistência.

    Nesta atividade, os participantes fizeram um círculo de mãos dadas, devem memorizar a pessoa que se encontra a sua direita e a sua esquerda, de seguida largam as mãos e caminham aleatoriamente pelo espaço, misturando-se. Ao meu sinal, juntarem-se todos no centro ficando muito próximos, por fim pedi-lhes que, sem saírem dos lugares dessem as mãos às mesmas pessoas que estavam inicialmente, para terminar deviam alargar o círculo sem largarem as mãos. Esta atividade revelou-se uma boa escolha já que teve mais potencialidades do que as que estava à espera, permitiu uma maior aproximação entre os participantes, fomentou a comunicação e a motivação, foi um momento divertido e, como foi uma atividade realizada ao ar livre, permitiu dar mais visibilidade à formação de mediação de pares, já que estavam outros alunos/pessoas presentes que acabaram por presenciar esta dinâmica. Os formandos gostaram muito que acabaram por a repetir.

    Para concluir, penso que esta sessão foi muito proveitosa, terminei-a sentindo-me feliz com o resultado obtido e confiante, pois consegui que os objetivos da sessão fossem atingidos, além de ter conseguido também promover a interação e comunicação entre os participantes.