Grupo C
Caraterização do Grupo
Dia das sessões – Quinta-feira
Local de realização – Escola Secundária de Maximinos
Número de participantes – De 2 a 12
Média de idades – 14 - 15 anos
Número de participantes que concluíram com êxito – 5
Nome da Formadora - Sílvia Nunes
Plano de atividades realizado
No que diz respeito às atividades previstas, posso, salientar que fiz, sobretudo, cinco alterações significativas ao plano de atividades previsto.
A primeira ocorreu logo na primeira sessão, realizada no dia 6.03.2014, devido a ter unicamente presentes dois participantes.
Como a atividade prevista era “O novelo de lã”, que exigia um maior número de participantes, vi-me obrigada a mudar de estratégia e recorrer a uma apresentação onde o número de participantes não fosse limitativo; assim, optei por fazer uma apresentação através de desenhos, onde cada um teria que desenhar coisas (de que gostassem ou não) que os identificassem. Após mostrar o desenho, fariam uma breve apresentação de si e do seu desenho e, por fim, falavam um pouco das suas expetativas em relação à formação. Para concluir a sessão, segui o plano de atividades, logo, entreguei o guião da estrutura do plano de atividades, relatando em que consistia o programa, como estava estruturado, os conteúdos e o que estava proposto ser feito.
A segunda alteração ocorreu na segunda sessão do Módulo II – Comunicação, realizado no dia 20.03.2014. Para introduzir dinamismo à sessão e promover a interação entre os participantes, uma vez que senti que estes se mostravam um pouco distantes uns dos outros não havendo uma interação espontânea entre os diferentes grupos, decidi fazer com eles a dinâmica denominada “O nó”. Nesta atividade, os participantes fazem um círculo de mãos dadas, devem memorizar a pessoa que se encontra a sua direita e a sua esquerda, de seguida largam as mãos e caminham, aleatoriamente, pelo espaço misturando-se. Ao sinal do formador, devem juntar-se todos no centro ficando muito próximos; por fim, é-lhes pedido que, sem saírem dos lugares, deem as mãos às mesmas pessoas que estavam inicialmente e, para terminar, devem alargar o círculo sem largarem as mãos.
No dia 27.03.2014, na atividade “Estilos de abordagem ao conflito” (referente ao módulo III – “Conflito”), que consistia em distribuir aos participantes um recorte em papel com os nomes dos cinco estilos de abordagem ao conflito e imagens, que deviam fazer corresponder, considerei que esta atividade não se adequava muito aos participantes e que estes iriam resolver a atividade sem dificuldades. Desta forma, resolvi complicar a tarefa e distribui aos participantes trechos com breves descrições do processo, as quais estes deveriam também fazer corresponder às respetivas imagens e estilos.
Uma outra alteração ocorreu na segunda sessão do Módulo III – Conflito, realizado no dia 24.04.2014. Esta sessão era composta por duas atividades, a primeira “relata o teu conflito” e a segunda dizia respeito ao Bullying.
Na primeira atividade, os participantes deveriam, após formarem pares, relatar um ao outro um conflito que tivessem vivenciado, de seguida era-lhes fornecida uma folha com um conjunto de questões às quais teriam que responder em função do caso apresentado pelo colega. No final, preceder-se-ia à análise e discussão das respostas. Assim, entreguei a cada elemento uma folha onde deveriam descrever resumidamente um conflito; após esta tarefa expliquei ao grupo as questões para que estes pudessem responder de seguida, sem dúvidas. No desenrolar desta atividade, dois participantes revelaram algumas dificuldades em realizá-la, pois, segundo eles, não tinham conhecimento nem tinham vivenciado nenhum conflito. Como estratégia, entreguei a cada um deles uma cena para analisar e relatar ao colega, que tinha preparado como alternativa para a atividade dois, que constava na análise e representação de 3 cenas sobre o Bullying. Na segunda atividade, como o tema era o Bullying e despertou muito interesse entre os participantes, no final da sessão dei a conhecer o “Portal Bullying” no endereço: https://www.portalbullying.com.pt/, site este que tem informações relevantes sobre o tema, sendo, fundamentalmente, um centro de ajuda online. Muito embora, este tema se tenha revelado relativamente bem conhecido entre os participantes, muitos deles apresentaram muitas dúvidas, as quais eu penso que foram respondidas. Com esta atividade, mais concretamente, com a realização do debate final, penso que ocorreu uma aprendizagem significativa por parte da maioria dos participantes, devido ao significado e proximidade que tinham em relação ao mesmo.
Por fim, a última alteração ocorreu no dia 22 de maio, na terceira sessão do Módulo IV – Mediação. Para esta sessão, estava programada a realização de um Role-Playing com com os principais objetivos de treinar o processo de mediação e identificar as principais caraterísticas do mediador. A atividade consistiu em fazer grupos com um número mínimo de 6 elementos, escolher uma situação/problema e os papéis de cada elemento, sendo que quatro elementos faziam o papel das partes, um de mediador e os restantes observadores, neste seguimento devia-se entregar o guião de trabalho a cada elemento para estudo e proceder à representação. No final refletia-se sobre o processo de mediação e as caraterísticas/competências do mediador em grupo, para posteriormente apresentar à turma.
Como estiveram presentes, unicamente, quatro elementos, fizemos um grupo, sendo que um elemento ficou como mediador, dois como observadores e eu (formadora) e o outro elemento representamos o papel das partes.
No que à calendarização diz respeito, houve aqui, também, umas ligeiras alterações: a segunda sessão do Módulo III – “Conflito” teve lugar no dia 24.04.2014. Quanto ao Módulo IV – “Mediação”, a primeira sessão desenrolou-se a 08.05.2014, a segunda a 15.05.2014 e a terceira a 22.05.2014.
Por fim, as sessões do Módulo V – “Avaliação”, ocorrerem nos dias 22.05.06 e 05.06.2014.