Diário de Bordo
No dia 11 de março de 2014 foi realizada a primeira atividade do Projeto “Formação de Mediadores de Pares”. Nesta primeira sessão, estiveram presentes 2 dos elementos do grupo, Eu (Adriana) e a Susana. Como era a primeira de ambas a dar formação, resolvemos ir as duas para nos apoiarmos mutuamente.
A primeira atividade, designada “Novelo de lã”, consistia numa breve apresentação dos participantes, onde estes diziam os seus nomes, ano, turma e as expectativas em relação à formação de mediadores de pares. A segunda atividade, “O Contrato”, consistia em entregar aos participantes o programa da formação de Mediadores de Pares, com os respetivos conteúdos, tendo os mesmos sido explicados aos alunos.
Nesta sessão, foi também feita uma atividade que não estava prevista e que consistia em distribuir um papel por cada participante, onde cada um deles escrevia um ou mais problemas que os preocupavam na escola. As respostas foram variadas, mas pudemos perceber que todos os alunos que participaram naquela sessão tinham consciência dos problemas existentes na escola e que, de uma maneira ou outra, os afetavam no seu dia-a-dia. Gostaria de ressaltar a resposta dada por um dos alunos, que referiu ter ido já várias vezes à Direção da escola fazer queixa de situações de desrespeito perante os alunos com deficiência.
Depois desta resposta, pude perceber que os alunos tinham consciência dos problemas existentes na escola e tinham depositado muitas expectativas naquela formação. Sentia-se que havia uma motivação daqueles alunos para conseguirem resolver os problemas que existiam.
Em suma, penso que as atividades corresponderam às nossas expectativas, tendo a atividade extra sido essencial para percebermos a opinião dos alunos acerca dos problemas da escola. Nesta sessão, também contámos com a participação da Dra. Neusa, o que se revelou fundamental.