Agrupamento de Escolas de Maximinos, Braga
O agrupamento de Escolas de Maximinos está situado em Braga, tendo sido constituído em 2010 em virtude da fusão entre o Agrupamento de Escolas Oeste da Colina e a Escola Secundária de Maximinos, situando-se a sede do Agrupamento na Escola Secundária de Maximinos.
Inserido numa zona de abrangência urbana, semiurbana e rural com características e especificidades próprias, este Agrupamento promove ofertas educativas desde a Educação pré-escolar, passando pelos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário, Ensino articulado da música e da dança, Cursos de Educação e Formação. Salientamos, ainda, o facto de ser um Agrupamento de referência para alunos cegos ou de baixa visão para as quais existem áreas de formação específicas.
As várias áreas disciplinares lecionadas pertencem aos Departamentos de Educação Pré-Escolar, Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico, Departamento de Línguas, Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Departamento de Expressões e Departamento da Educação Especial (Projeto Educativo da Escola Secundária de Maximinos, 2013, p. 8).
A sua área de influência pedagógica inclui as freguesias de Maximinos, Ferreiros, Gondizalves e Semelhe, abrangendo oito estabelecimentos de ensino, sendo eles a Escola Secundária de Maximinos, a Escola Básica23 Frei Caetano Brandão, o Centro Escolar de Maximinos, o Centro Escolar da Naia, o Centro Escolar de Gondizalves, a Escola Básica 1º Ciclo de Semelhe, a Escola Básica 1º Ciclo da Gandra e a Escola Básica 1º Ciclo/Jardim de Infância de Estrada.
O Agrupamento é constituído por um total de aproximadamente 1788 alunos, distribuídos pelos diversos Ciclos, a saber: 181 alunos no pré-escolar, 508 1º Ciclo, 388 no 2º Ciclo, 522 no 3º Ciclo e 189 alunos no Ensino Secundário.
O Agrupamento possui um grande número e variedade de projetos e atividades desenvolvidas referindo, a título de exemplo, o Clube de Teatro, o Clube Robótica, a Revista "O Andarilho", o Projeto Matemática ESMAX, o PES – Projeto Educação para a Saúde, o Projeto Maxiciência e o clube Europeu; quanto aos projetos de desenvolvimento educativo, destacamos, o Clube de Yoga, o Claviminus, o Clube de Matemática, Desporto escolar, Meteorologia/ENEAS, o Clube de Braille entre outros (Fonte: aemaximinos.net).
Como recursos físicos de apoio aos alunos existem bibliotecas; o Gabinete de Mediação e Orientação Escolar – GMOE, com intervenção de uma Psicóloga e de uma Técnica de Serviço Social; o Gabinete de Informação ao Aluno – GIA, que consiste num espaço com a função de disponibilizar aos alunos informação e apoio no âmbito da Educação para a Saúde (no que se refere à prevenção de consumos), do apoio psicossocial e nutricional e da educação sexual; o Gabinete do i-alunos, espaço que visa receber, acompanhar e mediar alunos com Ordem de Saída da Sala de Aula – OSSA. Como recursos didáticos, salientamos a plataforma Moddle e a existência de vários blogues (Fonte: aemaximinos.net).